A imunização ou desinfecção consiste no processo de eliminação de muitos ou todos os microorganismos patogênicos (que causam doenças) de um determinado local ou objeto.
É essencial para manter a qualidade da água e ausência de agentes patológicos que seja realizada a desinfecção da caixa a cada seis meses.
Confira abaixo um tutorial sobre como realizar a limpeza da caixa d’água, que, além de prevenir a dengue, evita problemas como a possível ingestão de água contaminada e que pode causar viroses. A Roto-Rooter, empresa que presta serviços de limpeza, desentupimento e dedetização, ensina o passo a passo para quem quer fazer a limpeza por conta própria.
Prepara-se com antecedência:
– No dia anterior, feche o registro da água e esvazie a caixa d’água, deixando-a apenas com um pouco de água para usar na limpeza;
– Separe panos de limpeza e água sanitária.
Inicie o processo:
– Coloque sapatos de borracha e luvas para prevenir contato direto com possíveis sujeiras;
– Feche o registro de saída da caixa d´’agua;
– Esfregue as paredes e fundo da caixa d’água com panos de limpeza. Não se deve utilizar qualquer produto neste processo, como detergente ou sabão em pó. Faça apenas a fricção mecânica com o apoio de panos de limpeza.
– Não utilize escovas ou objetos cortantes para não danificar a caixa d’água;
– Após a limpeza, abra o registro de entrada e deixe encher a caixa d’água. Em seguida adicionar um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório.
– Aguarde por um período de duas horas;
– Após as duas horas, esvazie o reservatório;
– Lave bem a tampa antes de colocá-la sobre o reservatório,
– Certifique-se que a caixa foi tampada adequadamente, pois isto evitará que insetos entrem nela, especialmente o mosquito da dengue.
– Abra novamente o registro de entrada de água;
Dica: Reaproveite a água com desinfetante na limpeza de outros locais da casa.
Dedetização: Dedetizar a casa é outra opção para se ver livre dos mosquitos. Existe um processo chamado desinsetização e controle de insetos que elimina mosquitos, além de formigas, carrapatos, caramujos e aranhas. A desinsetização é feita em algumas horas e indicada principalmente durante o verão, época em que há maior número de insetos, como é o caso do Aedes aegypti.
As informações são da Roto-Rooter.